02 May 2015

Árabes

1. Os árabes são o povo ou povos que habitam principalmente o Médio Oriente e o Norte de África, originários da Península Arábica. Falam a língua árabe com diversas variantes dialetais. Os árabes são maioritariamente muçulmanos, mas constituem uma pequena parte da totalidade dos muçulmanos no mundo. Nos países árabes também há populações que não são árabes.
2. O Mundo Árabe (em árabe العالم العربي, Al-'Alam Al-'Arabi) é o conjunto de países que falam a língua árabe. Esses países localizam-se do Oceano Atlântico, a oeste, até ao Mar Arábico, a leste, e do Mar Mediterrâneo, a norte, até ao Corno de África, no nordeste do Oceano Índico. É constituído por 22 países e territórios com uma população total de cerca de 360 milhões de pessoas. 
3. A Liga Árabe, nome com que habitualmente se designa a Liga de Estados Árabes (em árabe جامعة الدول العربية), é uma organização de estados árabes fundada em 1945 no Cairo, com o objetivo de reforçar e coordenar os laços económicos, sociais, políticos e culturais entre os seus membros, assim como mediar disputas entre estes. É constituída por 22 países, mas em comparação com a definição habitual de Mundo Árabe não inclui o Sahara Ocidental mas inclui as Comores.
4. A Arábia é o nome mais simples da Península Arábica, localizada no Médio Oriente, na junção da África e da Ásia. É limitada pelo mar Vermelho a sudoeste, pelo mar da Arábia a sudeste e pelo golfo de Omã e pelo golfo Pérsico ou Arábico a nordeste.
5. A Arábia Saudita, ou Reino da Arábia Saudita (em árabe المملكة العربية السعودية), é o país que constitui a maior parte da Península Arábica. É uma monarquia absoluta teocrática fundada por Abd al-Aziz Al Saud em 1932.
6. Os Emirados Árabes Unidos (em árabe دولة الإمارات العربية المتحدة‎) são um país localizado no este da península Arábica, formando uma confederação de sete monarquias chamadas emirados: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah.
5. Arabia Deserta (ou Arabia Magna), Arabia Felix (em grego Εὐδαιμονία Αραβία; em árabe العربية السعيدة) e Arabia Petraea (ou Provincia Arabia ou apenas Arabia) eram as denominações em latim de diversas partes da Península Arábica na antiguidade.
7. O Magrebe ou Magreb (em árabe المغرب, Al-Maghrib, «poente» ou «ocidente») é a região ocidental do Mundo Árabe, no noroeste da África. Estritamente, o chamado Pequeno Magrebe, é composto por Marrocos, Sahara Ocidental, Argélia e Tunísia; em sentido mais amplo, o chamado Grande Magrebe, inclui também a Mauritânia e a Líbia.
8. A União do Magrebe Árabe (em arabe اتحاد المغرب العربي; em francês Union du Maghreb arabe) é uma organização político-económica criada em 1989. Os Estados-membros são: Argélia, Tunísia, Líbia, Marrocos (com o Sahara Ocidental incluído) e a Mauritânia.
9. O Maxerreque (em árabe المشرق, Al-Mashriq, «levante» ou «oriente»; em francês Machrek; em inglês Mashriq) é um conceito geográfico e cultural que designa a parte oriental do Mundo Árabe, do Egipto até ao Iraque e Península Arábica.
10. O Médio Oriente ( em português brasileiro Oriente Médio; em árabe الشرق الأوسط, Ash-Sharq-Al-Awsat) é um conjunto de territórios à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo, a Península Arábica e o Irão. Normalmente a Turquia também é incluída, assim como Chipre. Em alguns casos é incluído o Paquistão e o Afeganistão.
11. A Primavera Árabe é uma designação dada a um conjunto de diversas manifestações, protestos e revoluções no Médio Oriente e no Norte de África ocorridas desde dezembro de 2010. No decurso da Primavera Árabe já houve revoluções na Tunísia, no Egipto e na Líbia e a guerra civil na Síria, para além de manifestações e protestos em diversos países árabes.
12. O Irão é um país islâmico do Médio Oriente, mas não é um país árabe. Os árabes iranianos são uma minoria no Irão (cerca de 2% ou 1,5 milhões de pessoas) e vivem principalmente no sudoeste, junto à fronteira com o Iraque, e no sul do país.
13. A maior parte dos árabes são muçulmanos, mas há muitos árabes que não são muçulmanos; alguns são cristãos, seguem outras religiões ou são ateus.
A grande maioria dos muçulmanos no mundo não são árabes nem vivem nos países árabes nem no Médio Oriente.
14. A Bessarábia (em romeno Basarabia; em russo Бессарабия; em ucraniano Бессарабія; em turco Besarabya) é o nome de uma região histórica da Europa Oriental dividida entre a Moldávia (parte setentrional) e Ucrânia (parte meridional). O nome tem origem na dinastia Basarab (Bazarab ou Bazaraad), da Valáquia, sem qualquer relação com a Arábia.
A língua árabe em África e no Médio Oriente
A imagem de topo é a bandeira da Liga Árabe.
Mapa: dispersão da língua árabe. Autor Fobos92. Free Art License.

No comments: