16 March 2015

Primavera

A primavera é a estação do ano entre o inverno e o verão. Astronomicamente, a primavera boreal – no hemisfério norte – decorre aproximadamente entre 20 de março e 21 de junho, ou seja entre o equinócio de março e o solstício de junho. A primavera austral – no hemisfério sul, decorre de 23 de setembro a 21 de dezembro.
Originalmente, o nome desta estação do ano não era primavera. Até ao século XVI, a época do ano que agora denominamos primavera chamava-se verão. O atual verão era denominado estio (do latim aestivu). Esta palavra ainda é usada como sinónimo de verão, assim como o adjetivo estival. Por exemplo em Gil Vicente (séc. XV-XVI) encontramos ainda a palavra verão com o antigo significado de primavera: «a formosura do Verão, o fogo do Estio».

A palavra primavera deriva do latim vulgar prima vera. Em latim clássico, primo vere designava o início do verão, sendo este no sentido latino correspondente à nossa primavera. Por seu lado, a palavra verão tem origem no latim vernum, derivado de vere < veris, relativo ao tempo primaveril, à estação do ano e com o significado que agora atribuímos à palavra primavera. O primo vere, assim, era o “primeiro verão” ou “princípio do verão”, com “verão” no sentido latino e medieval de “estação primaveril”. Mais tarde a palavra primavera passou a designar toda a estação do ano após o inverno e não apenas o seu início, evoluindo a palavra verão para denominar apenas a estação seguinte, o antigo estio.
Em português é habitual o uso das palavras verão e inverno englobando também a primavera e o outono. No caso da primavera/verão a grande frequência da palavra verão, usada após o tempo frio do inverno, está de acordo com a origem daquelas palavras. Noutras línguas, como veremos mais adiante, também há relação entre a primavera, o verão e o início do ano, que era assinalado nesta altura do ano nos calendários antigos.

Com o despertar da natureza após o inverno, a primavera representa também as ideias de renascimento, rejuvenescimento e renovação. A festa da Páscoa está relacionada com a noção de ressurreição primaveril, tanto nas suas raízes pagãs como nas celebrações judaicas (Pessach, em hebraico) e cristãs (Pascha, em latim). A Páscoa no cristianismo ocidental liga-se cronologicamente ao equinócio de março, no hemisfério norte. O Domingo de Páscoa é calculado em função do equinócio primaveril, correspondendo ao domingo seguinte à primeira lua cheia depois do equinócio, o que equivale ao primeiro domingo após o 14º dia do mês lunar judaico de Nissan. Por isso o Domingo de Páscoa só pode ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. A Quaresma, cuja palavra é sinónimo de primavera em algumas línguas, é o período de quarenta dias antes da Páscoa.

Outros usos da palavra primavera
  • A palavra primavera é frequentemente usada nos sentidos poéticos ou figurados de juventude (“primavera da vida”), princípio, época primordial, tempo primaveril, ou mesmo para assinalar aniversários.
  • Primavera é o nome comum de diversas plantas, entre as quais algumas das famílias das primuláceas (Primulaceae) e das convolvuláceas (Convolvulaceae). As buganvílias (género Bougainvillea, família Nyctaginaceae) também são chamadas popularmente primaveras, entre outros nomes.
  • Entre as aves passeriformes, a Xolmis cinereus, (da família Tyrannidae) tem o nome comum de primavera.
  • Primavera-de-flores é um antigo tipo de tecido de seda.
  • Segundo o dicionário galego e-Estraviz, “fazer a primavera” significa “ir ao monte cortar tojo quando está em flor para o ter armazenado para o verão”.
  • A Primavera de Praga foi um período de liberalização política na Checoslováquia, em 1968, durante a época dominada pelo partido comunista. As reformas, lideradas pelo eslovaco Alexander Dubček, foram interrompidas pela intervenção da União Soviética e de outros países do Pacto de Varsóvia.
  • A Primavera Marcelista foi o período de liberalização e modernização económica inicial do governo de Marcelo Caetano em Portugal, entre 1968 e 1970, não se vindo a verificar a expetativa de reforma do regime político.
  • A Primavera Árabe é uma a designação dada a um conjunto de diversas manifestações, protestos e revoluções no Médio Oriente e no Norte da África ocorridas desde dezembro de 2010. No decurso da Primavera Árabe já houve revoluções na Tunísia, no Egipto e na Líbia e a guerra civil na Síria, para além de manifestações e protestos em diversos países árabes.

Provérbios sobre a primavera
  • Uma só andorinha não faz a primavera.
  • Por morrer uma andorinha não acaba a primavera.
  • Borboleta branca, primavera franca.
  • Primavera e mocidade passam depressa.

Primavera noutras línguas
Verifica-se que em diversas línguas a palavra primavera engloba a noção de verão, assim como de começo do ano e de renovação. O início do ano ocorria nesta época em calendários antigos.
  • Tal como em português, em castelhano, asturiano, catalão e italiano diz-se primavera. Mas em catalão a primavera também é chamada primavera d'estiu (“primavera do verão”), enquanto o outono (tardor) também é chamado primavera d'hivern (“primavera do inverno”).
  • Em inglês diz-se spring ou springtime, no século XV era springing time, substituindo a palavra Lent ou Lenten (“Quaresma”). A palavra spring também tem o significado de “começar, originar, emergir”.
  • Em alemão diz-se Frühling, mas também Frühjahr ou Lenz. Früh significa “cedo, início, manhã”; Jahr é ano. Lenz está relacionada com o inglês Lent.
  • Em neerlandês diz-se lente ou lentetijd, mas também voorjaar. À semelhança do alemão Frühjahr, e do dinamarquês forår, no neerlandês voorjaar encontra-se a noção de “início” (voor) e de “ano” (jaar).
  • Em francês, printemps tem origem em prins (“primeiro” em francês antigo) e temps (“tempo”), portanto o “primeiro tempo” (do ano).
  • A primavera em basco, udaberri, inclui a palavra uda (“verão”) e berri (“novo”). Por outro lado, o outono é udazken: uda (“verão”) e azken (“fim”).
  • Nas línguas goidélicas a palavra primavera tem origem em *wesraka. Em galélico irlandês e gaélico escocês é earrach; em manês arragh.
  • Em bretão nevezamzer tem origem nas palavras “novo” e “tempo”.
  • Nas línguas bálticas, lituano e letão, primavera diz-se pavasaris, que significa começo do verão. Inclui a palavra vasara (verão), a qual originalmente englobava a primavera e o verão, já que os dois períodos eram considerados uma só estação.
  • O russo e o ucraniano весна (vesna), o bielo-russo вясна (vyasna) e o polaco wiosna terão origem no proto-eslavo *vesna.

Foto: Meadow-springtime (with Caltha palustris, Cardamine pratensis and Prunus spinosa in the background). Location: Münster, North Rhine-Westphalia, Germany. Author: Guido Gerding. This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

No comments: