01 May 2015

Amazónia

O rio Amazonas, localizado na América do Sul, é o primeiro ou o segundo rio mais extenso do mundo, com cerca de 7.000 km. Continua em aberto a determinação precisa da extensão do Amazonas e do Nilo, sendo um deles considerado o maior conforme os estudos. O Amazonas tem o maior caudal do mundo, muito à frente de qualquer outro rio, com uma média superior à dos sete outros maiores rios combinados, correspondendo a cerca de um quinto da água doce que desagua nos oceanos. A sua bacia hidrográfica (ou de drenagem), com milhares de afluentes, é também a maior do mundo, numa superfície superior a 7 milhões de quilómetros quadrados, ou seja cerca de 40% da América do Sul.
O rio Amazonas nasce nos Andes do Peru no monte Nevado Mismi. Tem vários nomes, ao longo do seu percurso, entre os quais Carhuasanta, Apacheta, Lloqueta, Tunguragua, Apurímac, Ene, Tambo, Ucayali, Marañón, Solimões e Amazonas. A sua foz, no Oceano Atântico, situa-se no norte do Brasil, entre os estados do Pará e Amapá. O Delta do Amazonas inclui também o Tocantins, entre outros rios.
O nome Amazonas foi dado ao rio pelo explorador espanhol Francisco de Orellana em 1541, quando supostamente encontrou uma tribo de mulheres indígenas guerreiras (as icamiabas) e as comparou às amazonas da mitologia grega. As amazonas (em grego Αμαζόνες) eram também uma nação de guerreiras na mitologia grega. A origem da palavra grega é controversa.
O historiador Karl Lokotsch defende que o nome Amazonas é de origem indígena, da palavra amassunu, «ruído de águas, água que retumba».
O estado do Amazonas é o maior do Brasil, com cerca de 1.570.000 km², localizado no noroeste do país, na região amazónica. É a nona maior subdivisão no mundo, maior que as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia somadas. O estado do Amazonas tem cerca de 4 milhões de habitantes. A sua capital e maior cidade é Manaus, com mais de 2,2 milhões de habitantes na região metropolitana. No norte do Amazonas situa-se o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina, na Serra do Imeri, com 2.994 metros de altitude.
A província do Amazonas foi desmembrada da província de Grão-Pará, no Império do Brasil, existindo de 1850 a 1889.
O departamento do Amazonas é o maior da Colômbia, localizado na parte meridional do país. A sua capital e maior cidade é Leticia, junto ao Amazonas, partilhando a área metropolitana com a cidade brasileira de Tabatinga. O sul do departamento é chamado o Trapecio amazónico (“Trapézio Amazónico”) ou Trapecio de Leticia, anteriormente designada Intendencia del Amazonas, onde se juntam as três fronteiras do Brasil, Colômbia e Peru.
O departamento do Amazonas (em castelhano Departamento de Amazonas) localiza-se no noroeste do Peru. A sua capital é a cidade de Chachapoyas e a cidade mais povoada é Bagua Grande.
O distrito de Las Amazonas (em castelhano Distrito de Las Amazonas) é um dos 13 da província de Maynas, departamento de Loreto, da Região Loreto, no Peru.
A província do Alto Amazonas (em castelhano Provincia de Alto Amazonas) é uma das sete do departamento do Loreto. A capital é a cidade de Yurimaguas.
O estado do Amazonas (em castelhano Estado Amazonas) é uma das 24 entidades federais da Venezuela, localizado no sul do país. A sua capital e maior cidade é Puerto Ayacucho.
Porto Amazonas é uma cidade e município do estado do Paraná, junto ao rio Iguaçu, no sul do Brasil. O nome da cidade advém do coronel Amazonas de Araújo Marcondes.
A Amazónia (em português brasileiro Amazônia; também chamada Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica) é a floresta tropical húmida que cobre a maior parte da bacia amazónica, na América do Sul. A palavra Amazónia também é usada para designar toda a bacia hidrográfica do rio Amazonas e até zonas circundantes.
A região inclui territórios de nove nações, com 60% da floresta dentro do Brasil. Os outros países são o Peru, a Colômbia, a Venezuela, o Equador, a Bolívia, a Guiana, Suriname e Guiana francesa.
A Amazónia possui mais de metade das florestas tropicais do mundo e é a que tem a maior biodiversidade. O bioma da Amazónia ocupa quase 50% do território do Brasil, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A Região geoeconômica da Amazônia ou Complexo regional Amazônico compreende todos os estados da região Norte do Brasil, praticamente todo o Mato Grosso e o oeste do Maranhão, o que corresponde a cerca de 60% do território do país.
A Amazônia Legal é uma área do norte do Brasil, para efeitos de governo e economia, que engloba a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do estado do Maranhão a oeste do meridiano de 44º W. Corresponde a cerca de 61% do território brasileiro.
A Amazônia Azul é o nome dado às áreas marítimas brasileiras, as quais compreendem o mar territorial, a Zona Económica Exclusiva (ZEE) e a zona proposta de prolongamento da plataforma continental. A área do mar territorial e da ZEE corresponde aproximadamente à superfície da floresta amazónica.
O Parque Nacional da Amazônia situa-se no município de Itaituba, no sudoeste do estado brasileiro do Pará.
A amazofonia, ou dialeto nortista, refere-se às variantes dialetais do português brasileiro falado na região amazónica.
O dialeto da serra amazónica, também chamado dialeto do arco do desflorestamento e sotaque dos migrantes, é um dialeto do português no norte do Brasil. Não deve ser confundido com a amazofonia (dialeto nortista).
A Rodovia Transamazônica (BR-230) é uma estrada brasileira, projetada durante o governo do presidente Médici (1969 a 1974). Tem 4 223 km de comprimento, ligando a cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba a Lábrea, no estado do Amazonas.
Amazonia é uma aldeia na Lincoln Township, condado de Andrew (em inglês Andrew County), estado do Missouri, nos Estados Unidos da América.
O jogo das Amazonas (em castelhano juego de las Amazonas) é um jogo de tabuleiro inventado em 1988 pelo argentino Walter Zamkauskas.
Amazon (amazon.com) é uma empresa multinacional de comércio eletrónico com sede nos Estados Unidos da América.
Amazona nos dicionários:
  • Mulher guerreira; mulher aguerrida, de ânimo varonil; virago, marimacho; mulher de costumes varonis.
  • Mulher ou senhora que monta a cavalo.
  • Vestido de montar, para senhoras; vestido ou saia comprida que as mulheres usavam para montar a cavalo.
  • Mulher sem seios; mulher que apresenta amazia.
  • A artista que, nos circos, faz trabalho no cavalo.
  • Membro de um povo fabuloso composto de mulheres guerreiras, que, segundo lenda, habitavam a Capadócia e mutilavam o seio direito para melhor manejarem o arco. (Do grego Amazon [de a-, «sem» + mazós, «seio»], «mulher belicosa», pelo latim Amazone-, «idem»).
  • Mulheres guerreiras da Antiguidade e da América do Sul, cuja existência alguns consideram lendária e outros real; amicuanes.
  • Género (Amazona) de papagaios americanos, de plumagem verde e azul, variada de amarelo e vermelho.

Mapa: Biomas da América do Sul. Amazónia na metade norte. Imagem de SEDACMaps em https://www.flickr.com/photos/54545503@N04/7242977226/. Licença https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/.
Foto: Parte da Amazónia perto de Manaus, Brasil. Autor Neil Palmer. Licença http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/.

No comments: