25 May 2015

al jazira

Há diversos topónimos em vários países cuja origem está no árabe al jazira, plural al jazair, «ilha» ou «península». A palavra árabe deriva do siríaco antigo gazerto (ܓܙܪܬܐ‏). O siríaco (ou assírio) é um dialeto do aramaico médio.
Algeciras (do árabe الجزيرة الخضراء, Al-Jazira al-Hadra, «ilha verde» ou «península verde») é uma cidade do sul da Andaluzia, no Estado Espanhol. É a maior cidade e capital de facto da comarca do Campo de Gibraltar. Situa-se no lado ocidental da baía que os espanhóis chamam Bahía de Algeciras e os ingleses Bay of Gibraltar; o lado sul da baía abre-se para o Estreito de Gibraltar.
Departamento de Huila, Colômbia
Algeciras é também uma cidade e um município do departamento de Huila, na Colômbia. O seu nome era San Juanito até 1937 e foi alterado em honra do porto andaluz de Algeciras por ocasião dos acontecimentos da Guerra Civil Espanhola.
Freguesia de Palmela, Estremadura, Portugal
Algeruz é uma localidade da freguesia e concelho de Palmela, no sul da Estremadura, em Portugal.
Al-Jazira (الجزيرة) é o nome em árabe dado à Mesopotâmia Superior ou Alta Mesopotâmia, também transliterado Djazirah, Djezirah, Djezireh e Jazirah.
Sudão
Al Jazirah, Al-Jazira, ou Gezira (em árabe ولاية الجزيرة), é um estado do Sudão, entre o Nilo Azul e o Nilo Branco. Em português também é usada a forma traduzida do nome, Ilha. A capital do estado de Al Jazirah é a cidade de Wad Madani, na margem esquerda do Nilo Azul. O território do estado situa-se no extremo sul da antiga Núbia.
Emirados Árabes Unidos
Al Jazirah (em árabe الجزيرة‎) é uma povoação no emirado de Sharjah, Emirados Árabes Unidos.
Al Jazirah Al Hamra (em árabe الجزيرة الحمراء) é uma povoação abandonada no emirado de Ras al-Khaimah, Emirados Árabes Unidos.
Concelho e freguesia de Aljezur, Algarve, Portugal
Aljezur, ou Algezur, é uma vila e concelho na costa ocidental do Algarve, em Portugal. As freguesias do concelho são Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil.
Aljezur foi fundada no século X pelos árabes e definitivamente conquistada por Paio Peres Correia no século XIII, no reinado de Afonso III. Uma forma antiga do nome era Aljazur.
Argélia
Argélia (em árabe الجزائر; em francês Algérie) é o país mais extenso de África, localizado no Magrebe. A sua capital e maior cidade é Argel (em francês Alger). Em árabe o nome do país é igual ao nome da cidade: الجزائر (Al-Jaza’ir ou Al-Djazaïr).
Cidade de Argel
A língua oficial da Argélia é o árabe. As línguas berberes (em tifinagh: tamazight) são reconhecidas também como línguas nacionais e faladas por entre um quarto e um terço da população. A língua francesa não é oficial, mas é muito usada e de facto co-oficial. A Argélia é o segundo país do mundo com mais falantes de francês.
O nome completo do país é em português República Argelina Democrática e Popular, em francês République algérienne démocratique et populaire, em árabe الجمهورية الجزائرية الديمقراطية الشعبية (Al-Jumhuriyyah Al-Jaza’iriyyah Ad-Dimuqratiyyah Ash-Sha’biyyah), em tamazight Tagduda tamegdayt taɣerfant tazzayrit.
Argelia de María, Antioquia, Colômbia
Argelia, oficialmente Argelia de María, é uma cidade e município do departamento de Antioquia, na Colômbia.
Departamento de Cauca, Colômbia
Argelia é um município do departamento de Cauca, na Colômbia.
Departamento de Valle del Cauca, Colômbia
Argelia é um município do departamento de Valle del Cauca, na Colômbia.
Alzira, Comunidade Valenciana
Alzira (em castelhano Alcira) é a cidade capital da comarca de la Ribera Alta, na Comunidade Valenciana (Estado Espanhol.
Cizîr (em turco Cizre; em árabe جزيرة ابن عمر‎, Jazirat Ibn Umar; em siríaco ܓܙܝܪܐ, Gzira ou Gziro) é uma cidade na província de Şirnex (em turco Şırna) no Curdistão turco ou Curdistão do Norte (em curdo Bakurê Kurdistanê; em turco Türkiye Kürdistanı).
Duques de Algeciras
Ducado de Algeciras é um título nobiliário espanhol criado pelo rei Alfonso XIII em 1906.
Cantão de Jazira, Curdistão, Síria
Jazira (em curdo Kantona Cizîrê; em siríaco ܟܢܛܢ ܓܨܪܛܐ cantão Gozarto; em árabe مقاطعة الجزيرة) é um cantão que faz parte da região curda de Rojava, no norte da Síria.
Jazîra ou Al-Jazira (em curdo Cazire; em árabe الجزيرة , Al-Jazayra; em francês Djézireh de Syrie) foi uma província da Síria, correspondendo ao atual distrito de Al-Hasakah.
Castellote, Aragão
La Algecira (em aragonês L'Alchezira) é uma localidade do município de Castellote (em aragonês Castellot), na comarca de Maestrazgo (em aragonês Mayestrato), pertencendo anteriormente ao município de Ladruñan (em aragonês Ladrunyán), em Aragão (Estado Espanhol).
Lezíria ou lezira é um terreno alagado pelas enchentes, nas margens de um rio; ínsula no meio de um rio, formada de lodos e detritos; ilhota de nateiros; a palavra também tem origem no árabe al-jazira.

Al Jazira (Al Jazeera ou Aljazeera na transliteração inglesa; em árabe الجزيرة, Al-Djazirah) é uma emissora de televisão que transmite em língua árabe e em inglês. Tem base no Estado do Catar, um emirado no Golfo Pérsico ou Arábico. O nome, que significa “ilha” ou “península”, refere-se de modo abreviado à Península Arábica, Shibh Al-Djazirah Al-Arabiyyah.

No comments: