06 April 2015

Portuguesa (Venezuela)

Portuguesa é o nome de um rio e de um estado federal na República Bolivariana da Venezuela. O rio deu o nome ao Estado Portuguesa, que é uma das vinte e quatro Entidades Federais venezuelanas.
Plaza Bolivar, Guanare
O Estado Portuguesa está englobado na Região Político-Administrativa Centro-Ocidental e faz parte da grande área geográfica dos Llanos ocidentais e de uma pequena porção dos Andes venezuelanos. 70% do território é planície (os llanos) enquanto o restante 30% faz parte da zona de transição para a cordilheira dos Andes, atingindo os 1200 m de altitude. Tem uma superfície de 15200 km² e mais de um milhão de habitantes. A capital do estado é a cidade de Guanare, com mais de cem mil habitantes. Os estados limítrofes são: Estado Lara a norte, Estado Barinas a sul, Estado Cojedes a este, e Estado Trujillo a oeste. É composto por 14 municípios.
O Estado Portuguesa é conhecido como El Granero de Venezuela, devido à grande produção agrícola, e o seu lema é Honor y Gloria. O gentílico do estado é portugueseño (em castelhano), o que se pode traduzir como portuguesenho.


Rio Portuguesa
O rio PortuguesaRío Portuguesa, também conhecido como Río La Portuguesa ou Río de la Portuguesa – deve o nome a uma jovem e formosa portuguesa que morreu afogada nas suas águas. Era esposa de D. Melchor Luis, um dos fundadores da cidade de Guanare, em 1591. Este rio nasce na cordilheira dos Andes, perto da povoação portugueseña de Biscucuy, no município de Sucre. Percorre 600 km até desaguar no rio Apure, atravessando a região dos Llanos. O rio Portuguesa faz parte da bacia hidrográfica do rio Orinoco.




Fotos

Rio Portuguesa. Autor: Esclasans This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.
Plaza Bolivar, Guanare, capital del estado Portuguesa, Venezuela. Autor: Geliersanta. Domínio público.

No comments: