07 April 2015

Caravela-portuguesa

A Physalia physalis é conhecida como caravela-portuguesa, fragata-portuguesa, ou barco-de-guerra-português, e tem nomes equivalentes em várias línguas. Exemplos de nomes que incluem a palavra português e caravela ou navio, fragata, galera, etc, em algumas línguas:
Portuguese man-of-war, Portuguese man o' war, fragata portuguesa, caravel·la portuguesa, měchýřovka portugalská, Portugiesische Galeere, carabela portuguesa, portugala militŝipo, galère portugaise, caravella portoghese, portugališkasis laivelis, portugál gálya, portugees oorlogsschip, portugisisk krigsskip, żeglarz portugalski, portugalinsotalaiva, portugisisk örlogsman, португальский кораблик, portugisiske orlogsmand, португалска галера, karabela portuges, portúgalskt herskip, portúglska herskipið, portugalska ladjica, португалска крстарица, portuqaliya gəmiciyi, แมงกะพรุนไฟหมวกโปรตุเกส.
A caravela-portuguesa tem a aparência de uma alforreca (ou medusa, mãe d’água, água-viva), mas na verdade é um sifonóforo, do grupo dos cnidários. Não é um único organismo pluricelular, mas sim uma colónia de pequenos indivíduos chamados zoóides, interligados fisiologicamente uns aos outros e que não podem viver independentemente. Os tentáculos têm células urticantes, mesmo após várias horas fora de água, provocando um efeito muito doloroso no ser humano, mas raramente mortal. Alguns animais são imunes ao veneno.
A caravela-portuguesa flutua à superfície do mar e é empurrada pelo vento. A vesícula cheia de ar, que faz lembrar uma vela, chama-se pneumatóforo. Os tentáculos, chamados domonoctozoóides, mantêm-se soltos, para baixo, com a finalidade de capturar peixes que servem para a alimentação da colónia. Podem atingir 50 metros de extensão, embora a média seja cerca de 10 metros.
A caravela-portuguesa é comum em todos os oceanos das regiões tropicais, podendo encontrar-se também em regiões mais frias, como por exemplo na zona do Atlântico Norte com influência da Corrente do Golfo.
Imagens
Portugisisk krigsskip som har drevet i land. Frank Krämer. Offentlig eiendom.
Line art drawing of portuguese man-of-war. Physalia physalis. Author: Pearson Scott Foresman. Domínio público.

No comments: