02 April 2015

Páscoa

Ostara
A Páscoa judaica, ou Pessach (פסח), é uma festa anual dos judeus, a mais solene, em comemoração da sua libertação e saída do Egipto, conduzidos por Moisés, através da passagem pelo Mar Vermelho (Ex. 12, 1-13). É celebrada a 14 de Nissan, ou seja o primeiro domingo depois da lua cheia a seguir ao início do equinócio da primavera, também chamado equinócio vernal ou equinócio de março (setembro no hemisfério sul).

A Páscoa cristã, também chamada Páscoa da Ressurreição, Domingo de Páscoa ou Domingo da Ressurreição, é uma celebração anual dos cristãos que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. É a mais antiga e mais importante festa do ano litúrgico cristão. A crença na ressurreição de Jesus, três dias depois da sua crucificação, é o fundamento da fé cristã.
A Páscoa cristã está ligada à Páscoa judaica, sendo a crucificação de Jesus interpretada como o sacrifício do cordeiro pascal. Os primeiros cristãos de facto judeus ou judeo-cristãos comemoravam a anterior Páscoa judaica e ao mesmo tempo a ressurreição de Jesus.
O Primeiro Concílio de Niceia, em 325, fixou a data da Páscoa cristã no primeiro domingo depois da lua cheia após o início do equinócio de março, ou seja o início astronómico da primavera. Assim, o Domingo de Páscoa pode variar entre 22 de março e 25 de abril. Os cristãos orientais baseiam os seus cálculos da Páscoa no calendário juliano, por isso a sua Páscoa pode ocorrer entre 4 de abril e 8 de maio inclusive.
Para os cristãos, o Domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo. É precedido pela Quaresma (do latim Quadragesima dies), um período preparatório, que começa na Quarta-Feira de Cinzas, marcado por jejuns, abstinência de consumo de carne e outros sacrifícios ou penitências. A Quaresma é especialmente observada pelos cristãos católicos, lembrando a paixão e morte de Jesus Cristo.

A palavra Páscoa, em português, deriva do latim vulgar Pascua, «pastagem», do latim eclesiástico Pascha, do grego Πάσχα (Paskha), que é uma transliteração do aramaico פסחא (Paskhâ’), cognato do hebraico פֶּסַח, (Pesakh, Pesac, Pesah ou Pasach), «passagem».
Tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica (Pessach) são designadas pela mesma palavra em português e noutras línguas românicas. Porém, noutras línguas, nomeadamente as germânicas, existem duas palavras diferentes para as duas festas. Por exemplo em inglês a Páscoa judaica é denominada Passover e a Páscoa cristã é Easter; em alemão é Ostern. A palavra Easter deriva do inglês antigo Ēastre ou Ēostre, com origem no nome da deusa anglo-saxónica Eostre ou Ostara. O nome desta deusa deriva do protogermânico *austrōn, «aurora», da raíz proto-indoeuropeia *aus-, «brilhar». Esta deusa era considerada em muitas culturas como a deusa da aurora ou do amanhecer, correspondente à deusa romana Aurora e à grega Ηώς (Eos). Na Roda do Ano do calendário wiccano, Ostara é celebrada por ocasião do equinócio da primavera.

A Páscoa cristã absorveu muitas tradições pré-cristãs e pré-judaicas, ditas pagãs, relacionadas com a primavera e o renascimento da natureza. O agora chamado ovo da Páscoa é uma das antigas tradições muito anteriores ao cristianismo. O ovo é símbolo ancestral que representa a fertilidade e o renascimento. A troca de ovos por altura do equinócio da primavera celebrava o fim do inverno e o início da estação do renascimento da natureza. A celebração da Páscoa cristã incorporou as anteriores festas ditas pagãs e o ovo tornou-se também símbolo da ressurreição de Cristo.
O coelho da Páscoa é outra tradição anterior às celebrações judaico-cristãs. Já no antigo Egipto o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Sendo um animal com grande capacidade de reprodução, facilmente foi associado à ressurreição e à vida nova, festejada na Páscoa dos judeus e depois dos cristãos. Em algumas culturas o animal em causa é a lebre e não o coelho.

Palavras relacionadas com a Páscoa

  • Domingo de Páscoa


Na Páscoa cristã também é chamado Páscoa da Ressurreição ou Domingo da Ressurreição.
  • Páscoa Florida


Para uns é o domingo que se segue ao da Páscoa, também chamado Pascoela. Para outros é o próprio Domingo de Páscoa.
  • Pascoela


Domingo seguinte ao da Páscoa. A Pascoela também é considerada a semana que se segue à Semana Santa.
  • Domingo de Ramos


Denominado Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, é o domingo anterior à Páscoa da Ressurreição.
  • Semana Santa ou Semana da Paixão


Semana que termina no Sábado de Aleluia, antes do Domingo de Páscoa.
  • Sábado de Aleluia


Também chamado Sábado Santo, Sábado de Páscoa, Sábado Negro e Véspera da Páscoa, é o último dia da Semana Santa, seguinte à Sexta-Feira Santa e anterior ao Domingo de Páscoa.
  • Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão


É a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa.
  • Quinta-feira Santa


Também chamada Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira, é o quinto dia da Semana Santa.
  • Vigília Pascal


Também chamada Vigília de Páscoa ou Grande Vigília. É a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus, realizada entre o pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer do Domingo de Páscoa.
  • Tríduo Pascal


É o conjunto de três dias composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, sem incluir o próprio Domingo de Páscoa.
  • Segunda-feira de Páscoa


Não é a segunda-feira da semana santa, mas sim a que sucede ao Domingo de Páscoa. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Segunda-feira do Brilho ou Segunda-feira da Renovação.
  • Páscoa


Na Galiza, a palavra páscoa também designa o presente que os padrinhos dão aos afilhados por ocasião da Páscoa da Ressurreição.
  • Páscoas


Em alguns países é o período entre o Dia de Natal e o dia de Reis.
  • Ovo da Páscoa


Tradição pré-cristã relacionada com a celebração da primavera. (Ver acima.)
  • Coelho da Páscoa


Tradição pré-cristã relacionada com a celebração da primavera. (Ver acima.)



Imagem: "Ostara" (1901) by Johannes Gehrts. The goddess Ēostre/*Ostara flies through the heavens surrounded by Roman-inspired putti, beams of light, and animals. Germanic peoples look up at the goddess from the realm below. Public domain.

No comments: