11 April 2015

Portugalete

Portugalete é uma vila e município do País Basco (Euskal Herria), na subcomarca de Ezkerraldea (Margen Izquierda), da comarca de Bilbo Handia (Gran Bilbao). O município localiza-se numa colina situada entre a Ría de Bilbao (Bilboko itsasadarra) e o rio Ballonti.

A origem do nome de Portugalete é desconhecida. O escritor basco Joan Antonio Mogel Urkiza (Juan Antonio Moguel) inicialmente admitiu a possível origem comum de Portugalete e Portugal, com base no nome Portus-galorum, «porto céltico». Depois propôs a teoria que a povoação ter-se-ia chamado Ugalete ou Ugaleta, que significa em basco «lugar junto à água, porto», tendo os romanos acrescentado pleonasticamente Portu ao nome do lugar.
Outra teoria é que a união de Portu e Ugaldeta deu originalmente Portugaldeta, com o significado de «ribeiras do porto», referindo-se às habitações nas margens do rio Nerbioi (Nervión).
O gentílico dos habitantes ou naturais de Portugalete é portugaletetarra em basco. Em castelhano é portugalujo, embora popularmente também se diga jarrillero.

Apesar de ter existido no local uma povoação anterior, o registo oficial da fundação da vila de Portugalete é a carta de foral (carta puebla, hiri gutun) de 1322, assinada por D.ª María Díaz de Haro, chamada la Buena, ou, em basco, Maria Diaz Harokoa, décima senhora do Muy Noble y Muy Leal Señorío de Vizcaya (Bizkaiko jaurerria). A carta foi ratificada em 1432 por D. João II de Castela, através do Privilegio de Confirmación. Entre os benefícios atribuídos ao povo de Portugalete por aqueles documentos estava o comércio de lã e ferro e as pescas.
No século XIX a comarca industrializou-se e Portugalete tornou-se também uma estância balnear da nova burguesia. Ao longo do século XX continuou a ser um importante centro da subcomarca da Margen Izquierda (Ezkerraldea). As principais indústrias são de tamanho médio, com destaque para a metalurgia, maquinaria e construção. A maioria da população trabalha na indústria. A agricultura praticamente desapareceu do município devido à industrialização e aumento do espaço edificado. Portugalete é um dos municípios com maior densidade populacional no estado espanhol.
Ponte da Biscaia (Bizkaiko Zubia, Puente de Vizcaya)
A Ponte da Biscaia (Bizkaiko Zubia, Puente de Vizcaya), classificada no Património Mundial da UNESCO, é a ponte com transbordador mais antiga do mundo, inaugurada em 1893. A ponte liga Portugalete a Getxo (Guecho) através da Ría de Bilbao (Bilboko itsasadarra).

Na Argentina, na província de Santa Fe, existe uma pequena estância agrícola com o nome de Portugalete.

http://www.portugalete.org/portal_localweb/
http://monografiashistoricasdeportugalete.blogspot.com/

Foto: Ponte da Biscaia. Autor: Javier Mediavilla Ezquibela. Licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

No comments: