15 April 2015

Confusões geográficas - 1

Os portugueses têm geralmente uma boa noção geográfica do mundo em que vivemos, pelo menos em comparação com outros povos menos viajados. Contudo, há nomes semelhantes e certos pormenores que por vezes provocam confusão, mesmo nos meios de comunicação profissionais. Mais que uma vez tem sido confundida a Letónia com a Lituânia, a Eslovénia com a Eslováquia, as várias Guinés, Congos, etc, mesmo na comunicação social e noutros textos cuidados. Vejamos de seguida alguns casos.

  • Antilhas / Caraíbas / Caribe
Antilhas e Caraíbas são dois nomes diferentes para designar o mesmo o conjunto de ilhas localizadas entre a América do Norte e a América do Sul, por vezes também chamadas Índias Ocidentais. Os brasileiros usam a palavra Caribe. A palavra Antilhas refere-se apenas às ilhas, mas Caraíbas ou Caribe inclui frequentemente os territórios continentais vizinhos, por vezes até às Guianas. Os nomes noutras línguas usadas na região são os seguintes:
- Inglês: Caribbean, Antilles e West Indies (Índias Ocidentais), subdivididas entre as Greater Antilles (Grandes Antilhas) e as Lesser Antilles (Pequenas Antilhas);
- Francês: Caraïbes e Antilles, subdivididas entre as Grandes Antilles e as Petites Antilles; a denominação Indes occidentales caiu em desuso;
- Castelhano: Caribe ou os dois grupos das Antillas Mayores ou Grandes Antillas e das Antillas Menores ou Pequeñas Antillas.
- Neerlandês: Caraïben e Antillen, subdivididas entre as Grote Antillen (Grandes Antilhas) e as Kleine Antillen (Pequenas Antilhas).
- Papiamento: Karibe (e Antias no nome das Antillhas Holandesas).
As Antilhas Holandesas ou Antilhas Neerlandesas (em neerlandês Nederlandse Antillen; em papiamento Antias Hulandes ou Antias Neerlandes; em inglês Netherlands Antilles, também chamadas Dutch Antilles ou Dutch Caribbean) foram uma dependência do Reino dos Países Baixos nas Caraíbas até 2010.
Países Baixos Caribenhos, Holanda Caribenha ou Caraíbas Holandesas (em neerlandês Caribisch Nederland) é o conjunto de três municípios especiais do Reino dos Países Baixos, formados pelas ilhas de Bonaire, Saba e Santo Eustáquio (em neerlandês Sint Eustatius), após a dissolução das Antilhas Holandesas em 2010.

  • Árabes / Arábia / Arábia Saudita / Bessarábia
Os árabes são o povo ou povos que habitam principalmente o Médio Oriente e o Norte de África, originários da Península Arábica. Falam a língua árabe com diversas variantes dialetais. Os árabes são maioritariamente muçulmanos, mas constituem uma pequena parte da totalidade dos muçulmanos no mundo.
A Arábia é o nome mais simples da Península Arábica, localizada no Médio Oriente, na junção da África e da Ásia. É limitada pelo mar Vermelho a sudoeste, pelo mar da Arábia a sudeste e pelo golfo de Omã e pelo golfo Pérsico ou Arábico a nordeste.
A Arábia Saudita, ou Reino da Arábia Saudita (em árabe المملكة العربية السعودية), é o país que constitui a maior parte da Península Arábica. É uma monarquia absoluta teocrática fundada por Abd al-Aziz Al Saud em 1932. A capital da Arábia Saudita é a cidade de Riade (em árabe: الرياض‎, «os jardins»).
Os Emirados Árabes Unidos (em árabe دولة الإمارات العربية المتحدة‎) são um país localizado no este da península Arábica, formando uma confederação de sete monarquias chamadas emirados: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah.
Arabia Deserta (ou Arabia Magna), Arabia Felix (em grego Εὐδαιμονία Αραβία; em árabe العربية السعيدة) e Arabia Petraea (ou Provincia Arabia ou apenas Arabia) eram as denominações em latim de diversas partes da Península Arábica na antiguidade.
A Bessarábia (em romeno Basarabia; em russo Бессарабия; em ucraniano Бессарабія; em turco Besarabya) é o nome de uma região histórica da Europa Oriental dividida entre a Moldávia (parte setentrional) e Ucrânia (parte meridional). O nome tem origem na dinastia Basarab (Bazarab ou Bazaraad), da Valáquia, sem qualquer relação com a Arábia.

  • Argélia / Argel
Argel (الجزائر) é a capital da Argélia (الجزائر), no norte de África. Nos nomes equivalentes em muitas línguas o r e o l estão trocados; por exemplo em francês: Alger / Algérie. Em árabe o nome do país é igual ao nome da cidade: الجزائر (Al-Jazā'ir ou Al-Djazāïr).

  • Áustrásia / Áustria / Austrália / Australasia
A Austrásia (em francês Austrasie; em alemão Austrasien ou Austrien; em neerlandês Austrasië), foi um reino entre 567 e 751, sob o domínio da dinastia dos merovíngios, localizado no nordeste da atual França e em partes das atuais Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. As suas capitais foram as cidades de Metz e Reims.
A Áustria (em alemão Österreich; em húngaro Ausztria; em esloveno Avstrija) é uma república federal no centro da Europa.
A Austrália (em inglês Australia) é o nome do país, continente ou ilha que se encontra entre o Oceano Índico e o Oceano Pacífico.
A Australásia é uma região natural que engloba a Austrália e ilhas vizinhas. Por vezes a palavra também é usada num sentido geopolítico.

  • Azerbaijão
O Azerbaijão (em azeri Azərbaycan) é um país na região do Cáucaso, no limite entre a Europa e a Ásia. No século XX foi uma república da ex-União Soviética. A capital é a cidade de Baku (em azeri Bakı).
O nome da República Socialista Soviética do Azerbaijão era em azeri Азәрбајҹан Совет Сосиалист Республикасы / Azərbaycan Sovet Sosialist Respublikası e em russo Азербайджанская Советская Социалистическая Республика.
O Azerbaijão ou Azarbaijão meridional (azeri Cənubi Azərbaycan, «Azerbaijão Sul»; em persa آذربایجان; em curdo: آذربایجان), também chamado Azerbaijão Iraniano (em azeri İran Azərbaycanı; em persa آذربایجان ایران), é uma região no noroeste do Irão, fazendo fronteira com a República do Azerbaijão (Azərbaycan Respublikası). Compreende várias províncias, incluindo as chamadas Azerbaijão Ocidental (em azeri Qərbi Azərbaycan; em persa آذربایجان غربی; em curdo Azerbaycanî Rojawa) e Azerbaijão Oriental (em azeri Şərqi Azərbaycan; em persa آذربایجان شرقی).

(Continua...)

No comments: