27 April 2015

Andaluzia

A Andaluzia (em castelhano Andalucía) é uma comunidade autónoma no Estado Espanhol, no sul da Península Ibérica. A sua capital e maior cidade é Sevilha (em castelhano Sevilla).
Al-Andalus (em árabe الأندلس) foi o nome dado à Península Ibérica pelos conquistadores muçulmanos no século VII.
A região ocidental era denominada em árabe الأندلس غرب, Al-Gharb al-Andalus («o Ocidente de Al-Andalus») e incluía o actual território de Portugal, principalmente o Algarve e Alentejo. O topónimo Algarve tem origem no árabe الغرب (Al-Gharb), «o oeste» ou «o ocidente».
O nome da Andaluzia deriva de Al-Andalus. A origem deste é disputada. Uma hipótese é que seria a arabização da expressão goda Landa-hlauts, composta de «terra» e «sortes» ou «lotes», derivada das divisões de terras que os visigodos faziam. Outra teoria relaciona o nome com o grego Atlantis (Ἀτλαντίς), a lenda da Atlântida (Ατλαντίς νῆσος) ou o latim Atlanticum. Em árabe “Jazirat al-Andalus” significaria a ilha ou península do Atlântico ou da Atlântida, em referência à Península Ibérica. Uma outra teoria relaciona o nome da Andaluzia (ou do Al-Andalus) com Vandalicia, Vandalusia ou Vandalia, com origem nos vândalos, um povo germânico na Bética romana do século V.
A Gobernación de Nueva Andalucía,ou Provincia de Nueva Andalucía, foi o primeiro nome da Gobernación del Río de la Plata y del Paraguay, um território colonial espanhol na América do Sul no século XVI.
A Provincia de Nueva Andalucía, depois Provincia de Cumaná, foi um território colonial espanhol criado no século XVI na zona oriental da atual Venezuela. Reuniu os antigos territórios de Nueva Andalucía (criado em 1536) e Paria. A província incluía territórios dos atuais estados de Sucre, Anzoátegui, Monagas e a ilha de Trindade (em castelhano e inglês Trinidad, na atual república de Trindade e Tobago).

O hino da Comunidade Autónoma da Andaluzia (Himno oficial de la Comunidad Andaluza) tem letra de Blas Infante Pérez de Vargas e música de José del Castillo Díaz.

La bandera blanca y verde
vuelve, tras siglos de guerra,
a decir paz y esperanza,
bajo el sol de nuestra tierra.
¡Andaluces, levantaos!
¡Pedid tierra y libertad!
¡Sea por Andalucía libre,
España y la Humanidad!
Los andaluces queremos
volver a ser lo que fuimos
hombres de luz, que a los hombres,
alma de hombres les dimos.
¡Andaluces, levantaos!
¡Pedid tierra y libertad!
¡Sea por Andalucía libre,
España y la Humanidad!

No comments: