24 April 2015

Alentejo

Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira
O Alentejo é uma região ou província tradicional do sul de Portugal. Na divisão medieval e até ao século XIX, o Alentejo era considerado uma só província. O nome da província significa o que está “para além do Tejo”, em relação à margem norte, nomeadamente Lisboa. Em grafia antiga era Além-Tejo. A região foi também chamada Entre-Tejo-e-Guadiana ou Entre-Tejo-e-Odiana (com ou sem hífenes).
Nas divisões da década de 1930, foram consideradas duas províncias alentejanas, Alto Alentejo e Baixo Alentejo.
Alguns concelhos do Ribatejo a sul do Tejo, assim como do sul da Estremadura (Península de Setúbal), têm características semelhantes ao Alentejo mas não são consideradas como parte deste.
A freguesia de Belver localiza-se a norte do Tejo, mas desde 1898 pertence ao concelho de Gavião, que faz parte do Alto Alentejo.

O Alto Alentejo é tradicionalmente constituído pelos concelhos dos distritos de Évora e Portalegre. A cidade de Évora é considerada a capital do Alto Alentejo e do Alentejo em geral.
Na divisão dos anos 30 o concelho de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, foi incluído no Ribatejo; contudo, noutras divisões é considerado um concelho alentejano.
Portugal reivindica o território de Olivença (em castelhano Olivenza) e considera-o de jure um concelho alentejano do distrito de Portalegre. Sob administração espanhola, a anterior freguesia de Talega foi separada de Olivença e constituiu um município (com nome castelhano de Táliga). A aldeia de Vila Real (em castelhano Villarreal), que se chamava Aldeia da Ribeira e pertencia ao antigo concelho de Juromenha, foi incorporada no concelho de Olivença quando este foi ocupado pelos espanhóis. Os municípios, espanhóis de facto, de Olivenza e Táliga fazem parte da comarca de Llanos de Olivenza, na comunidade autónoma da Estremadura (em castelhano Extremadura), no Estado Espanhol.
O Baixo Alentejo é tradicionalmente constituído pelos concelhos do distrito de Beja e pelos concelhos da parte sul do distrito de Setúbal. A sua capital é a cidade de Beja.
O Baixo Alentejo inclui o maior concelho português em superfície, Odemira, e o concelho com o litoral mais extenso, Grândola. O litoral arenoso entre Troia e Sines constitui a praia mais extensa de Portugal. Até à reforma autárquica de 2013, o Baixo Alentejo tinha também a maior freguesia portuguesa em superfície, Santa Maria do Castelo, no concelho de Alcácer do Sal.

Nas Nomenclaturas de Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS), da União Europeia, o Alentejo é uma das sete unidades de nível 2 (NUTS 2) em Portugal. O Alentejo como NUTS 2 inclui desde 2008 as províncias tradicionais do Alto Alentejo e do Baixo Alentejo e o concelho de Ponte de Sor, mas também onze concelhos da sub-região (NUTS 3) Lezíria do Tejo, no centro e sul do Ribatejo tradicional. Para além dessa, as outras sub-regiões (NUTS 3) da região Alentejo (NUTS 2) são:
- Alentejo Central. Engloba o distrito de Évora, exceto o concelho de Mora, e no distrito de Portalegre inclui o concelho de Sousel, todos no Alto Alentejo tradicional.
- Alentejo Litoral. Engloba os concelhos da parte sul do distrito de Setúbal e o concelho de Odemira, do distrito de Beja, todos no litoral do Baixo Alentejo.
- Alto Alentejo. Engloba o distrito de Portalegre (com Ponte de Sor), exceto o concelho de Sousel, e no distrito de Évora inclui o concelho de Mora. Esta sub-região corresponde ao norte do Alto Alentejo tradicional.
- Baixo Alentejo. Engloba os concelhos do distrito de Beja, exceto o de Odemira, ou seja o interior da província tradicional do Baixo Alentejo.

A Margem Esquerda do Guadiana, ou simplesmente Margem Esquerda, é a região alentejana que inclui os concelhos de Mourão, no Alto Alentejo, e Barrancos, Moura, Serpa e uma parte de Mértola, no Baixo Alentejo.
A região que engloba basicamente o distrito de Portalegre (NUTS 3 Alto Alentejo) é também conhecida como Norte Alentejano. Esta designação era usada na região de turismo, por exemplo.
O Litoral Alentejano é uma expressão usada para designar a costa do Alentejo, embora seja mais aplicada para o litoral a sul de Sines, em particular para referir a zona do Parque Natural do Litoral Alentejano e Costa Vicentina.
O Alentejo profundo foi uma expressão em tempos muito usada. Nuns casos para designar as zonas mais remotas ou menos desenvolvidas do Alentejo. Noutros casos era usada num sentido depreciativo.

No Alentejo algumas localidades incluem o nome da província, embora habitualmente este não seja referido na linguagem falada. Essas localidades são:
- Cercal do Alentejo. Vila do concelho de Santiago do Cacém, no Baixo Alentejo. Foi sede de concelho entre 1836 e 1855, constituído pelas freguesias de Cercal, Colos e Vila Nova de Milfontes. Foi elevada a vila em 1991, tendo a sua designação oficial sido alterada de Cercal para Cercal do Alentejo.
- Faro do Alentejo. Freguesia do concelho de Cuba, no Baixo Alentejo. Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX.
- Ferreira do Alentejo. Vila e sede de concelho no Baixo Alentejo.
- Torrão do Alentejo. Oficialmente chamada apenas Torrão, é uma das maiores freguesias portuguesas, no concelho de Alcácer do Sal, Baixo Alentejo. A vila do Torrão teve foral manuelino em 1512, tornando-se sede de concelho. Em 1871 a freguesia do Torrão passou a integrar o concelho de Alcácer do Sal.
O Torrão do Alentejo não deve ser confundido com o Torrão do concelho de Marco de Canaveses, no Douro Litoral, nem com Freixeda do Torrão, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, na Beira Alta.
- Viana do Alentejo. Vila e sede de concelho no Alto Alentejo. Inclui as freguesias de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo.

No comments: