23 April 2015

América

América ou Américas (em castelhano, inglês e latim America; em francês Amérique; em quéchua Amirika; em papiamento e guarani Amérika; em aimará Awya Yala ou Amërika; em neerlandês e alemão Amerika; em náuatle Ixachitlān; em navajo Kéyah dah si’ánígíí) é o continente no hemisfério ocidental localizado entre o Oceano Atlântico, a este, e o Oceano Pacífico, a oeste, e entre o Oceano Ártico, a norte, e o Oceano Antártico a sul. O continente pan-americano é frequentemente subdividido entre as grandes massas continentais da América do Norte e da América do Sul. Por vezes também são consideradas geograficamente as subdivisões da América Central e da Mesoamérica.
O continente americano também é chamado Novo Mundo (em castelhano Nuevo Mundo; em inglês New World; em francês Nouveau Monde; em latim Mundus Novus).
O topónimo América tem origem no nome do navegador e explorador florentino Américo Vespúcio (em italiano Amerigo Vespucci; em latim Americus Vespucius). É atribuída a Américo Vespúcio a designação Novo Mundo.
América do Norte (em inglês North America; em francês Amérique du Nord; em castelhano América del Norte, Norteamérica ou América Septentrional) é o subcontinente ou parte setentrional do continente americano; inclui a ilha da Groenlândia. Os seus limites são considerados de diferentes modos, conforme o contexto geográfico, histórico, político ou económico. Pode incluir toda a América Central e Caraíbas.
América do Sul (em castelhano América del Sur, Sudamérica, Suramérica, América Meridional, América del Mediodía e América Austral; em inglês South America; em francês Amérique du Sud; em neerlandês Zuid-Amerika; em papiamento Sur Amérika). Politicamente corresponde aos países continentais a sul e este da fronteira entre o Panamá e a Colômbia. Por vezes são incluídas as ilhas de Trindade e Tobago e as dependências neerlandesas junto à costa venezuelana (ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao).
América Central (em castelhano América Central ou Centroamérica; em francês Amérique centrale; em inglês Central America; em papiamento Amerika Sentral; em neerlandês Centraal-Amerika) é a parte central do continente pan-americano. Os seus limites são considerados de diferentes modos, conforme o contexto geográfico, histórico, político ou económico. Pode incluir as Antilhas ou Caraíbas.
América Setentrional (em castelhano América Septentrional) foi o nome dado ao México e outros territórios da Nova Espanha (Nueva España) na declaração de independência de 1813.
Mesoamérica, ou seja América intermédia, é a região cultural e histórica do continente americano aproximadamente entre o sul do México e a Costa Rica.
América Latina (em castelhano América Latina ou Latinoamérica; em francês Amérique Latine) é uma região etnocultural do continente americano que engloba os países onde são predominantes e são oficiais as línguas românicas das antigas potências coloniais, ou seja o castelhano (espanhol), o português e o francês. Situa-se entre o México e o extremo sul da América do Sul, excluindo o Belize, a Guiana o Suriname e algumas ilhas das Caraíbas.
Geralmente não é incluída na América Latina a província canadiana do Québec, de maioria francófona mas que não é um país independente. No Canadá o francês e o inglês são línguas oficiais. Nos Estados Unidos da América também há populações de língua francesa, nomeadamente no estado da Luisiana (em francês Louisiane; em inglês Louisiana). A língua francesa também é falada noutros estados, especialmente o Maine, New Hampshire e Vermont.
Entre 12 e 17 % da população dos Estados Unidos da América fala castelhano (espanhol), ou seja entre 40 e 50 milhões de pessoas, conforme a fonte. É a língua que tem maior crescimento no país. Entre 6 a 7 milhões de outros cidadãos estudam castelhano. Os EUA são assim o segundo país do mundo com mais falantes de castelhano, atrás do México, mas à frente da Espanha. No sudoeste dos EUA, em especial nos estados do Novo México (Nuevo México, New Mexico), Califórnia, Texas, Arizona e Nevada, concentra-se o maior número de falantes de castelhano, com mais de 50% em alguns condados e cidades. Contudo, os Estados Unidos da América não são considerados como parte da América Latina.
Porto Rico (oficialmente em castelhano Estado Libre Asociado de Puerto Rico; em inglês Commonwealth of Puerto Rico) é uma dependência dos Estados Unidos da América nas Caraíbas, onde o castelhano é a língua maioritária e oficial; o inglês também é língua oficial. Porto Rico é geralmente considerado um país da América Latina (não independente).
Estados Unidos da América (em inglês United States of America; em castelhano Estados Unidos de América; em navajo Wááshindoon Bikéyah Ałhidadiidzooígíí) é uma república federal na América do Norte, com capital em Washington, D.C. A sua maior cidade é Nova York (ou Nova Iorque; em inglês New York ou New York City).
O nome do país é frequentemente abreviado para Estados Unidos, EUA (ou E.U.A., menos E.U.) ou América. A abreviatura EE.UU. (ou EEUU) é usada em castelhano, mas muito rara em português. O nome em inglês é habitualmente abreviado para United States, U.S. (ou US), USA (ou U.S.A.), America ou States. Em português por vezes é usado USA e States.
Em português, os cidadãos dos Estados Unidos são geralmente chamados americanos e norte-americanos, apesar da confusão com americanos de outros países do continente. Também se usa o termo estadunidense (ou estado-unidense), principalmente no Brasil. Em certos contextos é utilizado o termo mais coloquial ianque (ou em inglês yankee). No Brasil também se diz gringo, de origem castelhana, embora este termo seja pejorativo e referente a estrangeiros em geral.
Em inglês, os cidadãos dos Estados Unidos são geralmente chamados Americans. Coloquialmente também é usado o termo Yankee.
Os Estados Confederados da América (em inglês Confederate States of America ou The Confederacy) foi uma confederação secessionista no sul dos Estados Unidos da América de 1861 a 1865.
América Britânica (em inglês English America e depois British America) foram os territórios britânicos nas Américas, incluindo grande parte dos futuros Estados Unidos da América, Canadá, Guiana e ilhas das Caraíbas.
A América do Norte Britânica (em inglês British North America) foi uma colónia constituída por províncias e territórios do Império Britânico na América do Norte continental após o fim da Guerra Revolucionária Americana e o reconhecimento da independência dos Estados Unidos (1783).
A América Espanhola, América Hispânica ou Hispano-América (em castelhano Hispanoamérica, América hispana ou América española) refere-se aos territórios das Américas colonizados ou controlados pelos espanhóis.
A América Francesa (em francês Amérique française) é um conjunto sociocultural de comunidades de língua francesa nas Américas, desde o Québec, a norte, até à Guiana Francesa (em francês Guyane), a sul.
O termo Ibero-América (em castelhano Iberoamérica), assim como o gentílico e o adjetivo ibero-americano, refere-se ao grupo de países formado por Espanha, Portugal e as nações americanas independentes que foram suas colónias. Os países ibero-americanos integram a Organização dos Estados Ibero-americano (em castelhano Organización de Estados Iberoamericanos).
As Províncias Unidas da América Central (em castelhano Provincias Unidas del Centro de América ou Estados Federados del Centro de América, posteriormente República Federal de Centro América) ou Estados Unidos da América Central, foram uma federação constituída pelas atuais repúblicas da Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica.
As Províncias Unidas da América do Sul ou Províncias Unidas do Rio da Prata (em castelhano Provincias Unidas del Río de la Plata, Provincias Unidas de Sudamérica ou Provincias Unidas del Río de la Plata en Sudamérica) foi um estado que existiu de 1810 a 1831 na América do Sul. Deu origem à Confederação Argentina (depois República Argentina), à República de Bolívar (depois República da Bolívia e Estado Plurinacional da Bolívia) e ao Estado Oriental do Uruguai (depois República Oriental do Uruguai).
América Anglo-Saxónica (em inglês Anglo-America) é uma expressão, pouco usada em português, que se refere aos países das Américas que têm influência cultural britânica e o inglês como principal idioma. Os países incluídos são geralmente os Estados Unidos e o Canadá, embora por vezes também o Belize, algumas ilhas das Caraíbas e a Guiana. Dada a sua ligação política aos EUA, por vezes também se inclui Porto Rico.
Middle America (“América Média”) é um termo coloquial, em inglês, que se refere às áreas rurais e suburbanas cultural mais conservativas nos Estados Unidos da América. Não confundir com Mesoamérica nem com América Central.
America (em limburguês Amerika) é uma localidade no município de Horst aan de Maas (Haos aan de Maos), na província do Limburgo, nos Países Baixos.
América é uma cidade da província de Buenos Aires, na Argentina.
Amerika é um lugar da aldeia de Een, no munícipio de Noordenveld, na província de Drenthe, Países Baixos.
Amerika é uma localidade do município de Penig, no distrito de Mittelsachsen, na Saxónia, Alemanha.
Amerika é uma localidade do município de Garrel, na Baixa Saxónia, Alemanha.
Amerika é uma localidade do município de Friedeburg, na Baixa Saxónia, Alemanha.
Neu-Amerika (“Nova América”) é uma localidade de Schlettau, na Saxónia, Alemanha.
The America, também conhecido como The Americas ou apenas America, é um lugar da paróquia de Sutton-in-the-Isle, no condado de Cambridgeshire, Inglaterra.

No comments: