17 June 2015

Irlanda

Irlanda. Grande ilha localizada a noroeste da Europa continental, a oeste da Grã-Bretanha. Faz parte do arquipélago das Ilhas Britânicas, junto com a Grã-Bretanha e outras ilhas menores. A Irlanda está politicamente dividida entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, esta sob soberania do Reino Unido. Outros nomes para a ilha:
  • Éire, em gaélico irlandês.
  • Ireland, em inglês.
  • Airlann, em escocês do Ulster ou ullans.
  • Èirinn, em gaélico escocês.
  • Nerin, em manês ou manx.
  • Iwerddon, em galês.
  • Iwerzhon, em bretão.
  • 'Ιουερνία (Iouernía), em grego clássico, usado por Ptolemeu; o equivalente em latim é Hibernia. Em grego moderno o nome da ilha é Ιρλανδία (Irlandía).
  • Hibernia, em latim clássico.
  • Mikra Brettania (“Pequena Bretanha”) foi um dos nomes dado por Ptolemeu à ilha da Irlanda.
  • Ilha Esmeralda, em inglês Emerald Isle, é um nome poético para a Irlanda, devido às suas paisagens verdes.
Outros topónimos na Irlanda
Irlanda (Éire, Ireland) ou República da Irlanda (em gaélico irlandês Poblacht na hÉireann; em inglês Republic of Ireland). Estado soberano em cerca de cinco sextos do território meridional e ocidental da ilha da Irlanda, em 26 dos 32 condados. O nome oficial do estado é apenas Irlanda (Éire, Ireland), mas a forma com a palavra República é frequentemente usada, nomeadamente em inglês, para distinguir entre o estado soberano (república), a ilha toda e a Irlanda do Norte sob soberania do Reino Unido. A capital e maior cidade da Irlanda é Dublin (em gaélico irlandês Baile Átha Cliath).
A república é constituída pelas províncias históricas de Connaught (Connacht, Cúige Chonnacht), Leinster (Laighin, Cúige Laighean), Munster (Cúige Mumhan, An Mhumhain) e 3 dos 9 condados do Ulster (Ulaidh, Cúige Uladh). As províncias históricas correspondiam a antigos reinos.
Irlanda do Norte (em inglês Northern Ireland; gaélico irlandês Tuaisceart Éireann; em escocês do Ulster Norlin Airlann). Território no nordeste da ilha da Irlanda sob soberania do Reino Unido, em 6 dos 32 condados históricos irlandeses. A região (ou país) tem assembleia e governo próprio, constituindo uma partes do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, em conjunto com a Inglaterra, Escócia e País de Gales. Há relações estreitas entre a Irlanda do Norte e a república da Irlanda e instituições comuns a toda a ilha. A capital e maior cidade da Irlanda do Norte é Belfast (em gaélico irlandês Béal Feirste; em escocês do Ulster Bilfawst).
A região da Irlanda do Norte é formada por 6 dos 9 condados da província histórica do Ulster (Ulaidh, Cúige Uladh). Devido a constituir a maior parte do Ulster, este nome é frequentemente usado em substituição de Irlanda do Norte, principalmente pelos partidários da soberania britânica.
Irlanda do Sul (em inglês Southern Ireland; em gaélico irlandês Deisceart Éireann). Nome menos usado para referir a república da Irlanda. Foi também a denominação do território do Reino Unido em 1921-1922, com governo autónomo de jure, nos 26 condados que viriam a constituir o Estado Livre Irlandês e posteriormente a moderna república da Irlanda.
República Irlandesa ou República da Irlanda (em gaélico irlandês Poblacht na hÉireann ou Saorstát Éireann; em inglês Irish Republic). Estado constituído na Irlanda, entre 1919 e 1922, proclamado independente pelos republicanos irlandeses; reivindicava a soberania sobre toda a ilha. Não confundir com a moderna república da Irlanda.
Estado Livre Irlandês (em gaélico irlandês Saorstát Éireann; em inglês Irish Free State). Estado irlandês, entre 1922 e 1937, que substituiu a Irlanda do Sul e República Irlandesa. Imediatamente após a formação do Estado Livre, os seis condados da Irlanda do Norte escolheram permanecer como parte do Reino Unido. O Estado Livre Irlandês, com governo próprio, foi um domínio da Commonwealth britânica.
Com o referendo de aprovação da Constituição de 1937, o Estado Livre Irlandês terminou e foi transformado na moderna república da Irlanda, com efeito a partir de 1949.
Senhorio da Irlanda (em gaélico irlandês Tiarnas na hÉireann; em inglês Lordship of Ireland; em anglo-normando Seigneurie d’Irlande). Domínio feudal do Rei de Inglaterra, Senhor da Irlanda, entre os séculos XII e XVI.
Reino da Irlanda (em gaélico irlandês Ríoghacht Éireann; em moderno irlandês Ríocht Éireann; em inglês Kingdom of Ireland). Estado subordinado à Inglaterra e Grã-Bretanha entre 1542 e 1800. O Reino da Irlanda foi incorporado em 1801 no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

No comments: