26 May 2015

Azerbaijão

O Azerbaijão (em azeri Azərbaycan) é um país na região da cordilheira das Montanhas do Cáucaso (em azeri Qafqaz dağları), no limite entre a Europa e a Ásia. O nome completo oficial é República do Azerbaijão (em azeri Azərbaycan Respublikası). A capital e maior cidade é Baku (em azeri Bakı), na península de Absheron (em azeri Abşeron yarımadası), nas margens do Mar Cáspio (em azeri Xəzər dənizi). O exclave azeri de Nakichevan ou Naquichevão (em azeri Naxçıvan, em arménio Նախիջեվան) é uma república autónoma (em azeri Naxçıvan Muxtar Respublikası) localizada entre o Irão e a Arménia e separado por esta do resto do Azerbaijão. No período soviético constituía a República Socialista Soviética Autónoma do Naquichevão (em azeri Нахчыван Мухтар Совет Сосјалист Республикасы ou Naxçıvan Muxtar Sovet Sosyalist Respublikası; em russo Нахичеванская Автономная Советская Социалистическая Республика).
Pela sua localização, o Azerbaijão é considerado um país transcontinental, mas costuma ser associado à Europa, como as outras nações do Cáucaso, nomeadamente durante a integração na URSS. Desde 2001, o Azerbaijão é membro do Conselho da Europa (em azeri Avropa Şurası).
No século XX foi uma república da ex-União Soviética até 1991. O nome da República Socialista Soviética do Azerbaijão era em azeri Азәрбајҹан Совет Сосиалист Республикасы ou Azərbaycan Sovet Sosialist Respublikası; em russo Азербайджанская Советская Социалистическая Республика.
O cavalo Karabakh (Qarabağ atı; Карабахская лошадь), o animal nacional do Azerbaijão
A República do Nagorno-Karabakh (em arménio Լեռնային Ղարաբաղի Հանրապետություն, Lernayin Gharabaghi Hanrapetut’yun; em azeri Dağlıq Qarabağ) ou República Artsakh (em arménio Արցախ) constitui uma república independente de facto, com população maioritariamente arménia, mas é reconhecida de jure como uma parte do território do Azerbaijão. Inclui a maior parte do antigo Oblast Autónomo de Nagorno-Karabakh (em arménio Լեռնային Ղարաբաղի Ինքնավար Մարզ; em azeri Dağlıq Qarabağ Muxtar Vilayəti), que existiu durante o período soviético, e territórios vizinhos.
O também chamado Azerbaijão ou Azarbaijão (azeri Cənubi Azərbaycan, «Azerbaijão Sul»; em persa آذربایجان; em curdo آذربایجان), também chamado Azerbaijão Iraniano (em azeri İran Azərbaycanı; em persa آذربایجان ایران), é uma região no noroeste do Irão, fazendo fronteira com a República do Azerbaijão (Azərbaycan Respublikası). Compreende várias províncias, incluindo as chamadas Azerbaijão Ocidental (em azeri Qərbi Azərbaycan; em persa آذربایجان غربی; em curdo Azerbaycanî Rojawa) e Azerbaijão Oriental (em azeri Şərqi Azərbaycan; em persa آذربایجان شرقی).
Símbolos de Úrmia e Tabriz
A capital do Azerbaijão Ocidental é Úrmia (em azeri Urmiyə ou Urmu; em persa ارومیه; em curdo Ûrmiye, Wirmê ou Urmê; em siríaco ܐܘܪܡܝܐ; em arménia Ուրմիա). A capital do Azerbaijão Oriental é Tabriz (em persa تبریز; em azeri Təbriz; em arménio Թավրիզ).

No comments: