22 June 2015

Bengala | Bengal | Bangla

A região de Bengala (em bengali বাংলা, Bangla; em inglês Bengal) está dividida entre o Bangladesh (em bengali বাংলাদেশ) e o estado indiano de Bengala Ocidental (em bengali পশ্চিমবঙ্গ; em inglês West Bengal), para além de partes de outros estados indianos vizinhos.
Após o domínio britânico, com a partição e independência da Índia e do Paquistão em 1947, a zona leste de Bengala passou a constituir o Paquistão Oriental (em bengali পূর্ব পাকিস্তান, Purbo Pakistan; em inglês East Pakistan). Em 1971 a província declarou a independência, tornando-se o Bangladesh.
Bangladesh significa literalmente “Nação Bengali” ou “Terra Bengali”. Em português também se usam as formas Bangladeche e Bangladexe. O nome completo oficial do país é República Popular do Bangladesh (em bengali গণপ্রজাতন্ত্রী বাংলাদেশ, Gonoprojatontri Bangladesh; em inglês People’s Republic of Bangladesh). A capital é Dhaka (em bengali ঢাকা); em português também se escreve Daca e anteriormente em inglês Dacca.
A capital do estado indiano de Bengala Ocidental é Kolkata (em bengali কলকাতা); em português diz-se Calcutá; em inglês a grafia até 2001 era Calcutta.
O tigre-de-bengala é o Panthera tigris tigris.


Bengala não deve ser confundida com a cidade e província de Benguela, em Angola.

No comments: