19 April 2015

Santiago

Santiago é um hagiotopónimo muito frequente nos países de língua galego-portuguesa e castelhana. Em português também são usadas as formas São Tiago e Sant'Iago.
Santiago é a contração de Santo Iago, ou seja originalmente São Jacob. O santo mais importante com este nome é Santiago Maior, também conhecido como São Tiago Maior, Santiago Apóstolo e Santiago de Compostela, entre outros nomes. Santiago nasceu na Galileia, filho de Zebedeu e Salomé, irmão de São João Evangelista. Foi, como o irmão, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Pregou na Península Ibérica e foi martirizado na Palestina, falecendo no ano 44 da era cristã.
Segundo a lenda, o corpo de Santiago Apóstolo foi transportado para Galiza e sepultado em Compostela, no local onde foi posteriormente construída a Catedral de Santiago de Compostela. A sua lendária aparição em batalhas durante a Reconquista Cristã levou a que fosse apelidado de Mata-Mouros (em português) ou Matamoros (em castelhano). Santiago Mata-Mouros tornou-se assim patrono dos exércitos cristãos, para além de muitas outras patronagens. O santuário de Santiago de Compostela passou a ser um dos mais famosos locais de peregrinação do mundo cristão na Idade Média. A cidade tornou-se a terceira mais santa do cristianismo, depois de Jerusalém e de Roma. O conjunto de rotas dos peregrinos para Santiago de Compostela, com vários ramos, passou a designar-se genericamente como Caminho de Santiago.
A festa litúrgica de Santiago celebra-se a 25 de julho. Este é também o Dia Nacional da Galiza. Quando o dia de Santiago Maior calha a um domingo, esse ano é denominado Ano Santo Jacobeu, Ano Santo Compostelano, Ano Jubilar Compostelano ou Jubileu. Atualmente as autoridades galegas usam a grafia Ano Santo Xacobeo, ou simplesmente Xacobeo.
Vejamos alguns dos muitos topónimos com o nome deste santo.
Santiago é uma antiga freguesia do concelho de Lisboa, Portugal. Desde 2013 integra a nova freguesia de Santa Maria Maior.
Santiago é uma cidade e município do estado no Rio Grande do Sul, no Brasil. É conhecida como "Terra dos poetas".
Santiago Atitlán é um município departamento de Sololá, na Guatemala. Atitlán é uma palavra da língua náuatle que se pode traduzir por "entre as águas".
Santiago de Cali, mais conhecida por Cali, é a capital do departamento do Valle del Cauca e terceira maior cidade da Colômbia. Cali deriva de uma palavra na língua do povo paez ou nasa.
Santiago de Cartago, hoje em dia Cartago, foi o primeiro estabelecimento permanente dos espanhóis na Costa Rica que ainda permanece.
Santiago de Compostela é a capital da Galiza (comunidade autónoma no Estado Espanhol). A origem do nome de Compostela é incerta e controversa. Provavelmente o topónimo Compostela é anterior à lenda do túmulo de Santiago Maior neste local. Entre as várias hipóteses estão as seguintes:
- Campus Stellae, *Campustella, «campo da estrela»;
- Compositum, «enterrado»;
- Compositellam, «bem composto»;
- do céltico comboros («entulho», relacionado com «escombro») e stil («ferro»);
- Composita Tella, «terra composta», «terra formosa» (eufemismo para cemitério);
- da raiz gaélica camas, «baía» ou «curva de rio»;
- Compostella, nome de mulher.
Em algumas línguas o nome de Santiago de Compostela é diferente:
- aragonês: Sant Chaime de Compostela.
- basco: Santiago de Compostela, também historicamente Compostelako Donejakue.
- catalão: Santiago de Compostel·la, também historicamente Sant Jaume de Galícia;
- francês: Saint-Jacques-de-Compostelle;
- italiano: Santiago di Compostela, também San Giacomo di Compostella;
- occitano: Compostèla ou Sant Jaume de Compostèla, variante Sant Jacme de Compostèla.
Santiago de Cuba é a segunda maior cidade de Cuba, situada no leste do país. Foi a primeira capital no período colonial. É capital da província com o mesmo nome, antes chamada província do Oriente.
Santiago de Guayaquil, mais conhecida por Guayaquil (em português Guaiaquil), é a maior cidade e porto da República do Equador.
Santiago de la Vega foi o antigo nome da cidade de Spanish Town, na Jamaica.
Santiago del Campo é um município espanhol, na província de Cáceres, na comunidade autónoma da Estremadura (em castelhano Extremadura).
Santiago de León de Caracas é o nome original da cidade de Caracas, a capital e maior cidade da Venezuela. É a capital mais setentrional da América do Sul. É conhecida como "Cuna del Libertador".
Santiago del Estero é uma cidade do norte da Argentina, capital da província com o mesmo nome. É a cidade mais antiga da Argentina que ainda se conserva. Foi também a primeira diocese do país. Conhecida como Madre de Ciudades.
Santiago de los Caballeros, mais conhecida como Santiago, é a segunda maior cidade da República Dominicana, capital da província de Santiago e da região de Cibao. É chamada "Primer Santiago de América".
Santiago de los Caballeros de León, hoje em dia mais conhecida por León, é uma cidade e município da Nicarágua. É chamada "La ciudad universitaria" ou "La Ciudad Metropolitana".
Santiago de Managua, é o nome original e oficial da cidade de Manágua, capital da Nicarágua. Manágua é uma palavra da língua náuatle que se pode traduzir por lugar "junto à água" ou "rodeado de águas". Também conhecida como "La Novia del Xolotlán".
Santiago de Rubiães (Santiago de Rubiás), mais conhecida por Santiago, na paróquia de Rubiães dos Mistos (Rubiás dos Mixtos), era a capital do Couto Misto (Couto Mixto), hoje em dia no concelho de Calvos de Randim (Calvos de Randín), na Galiza.
Santiago do Cacém é uma cidade portuguesa no Baixo Alentejo. O nome Cacém deriva do antigo nome mouro, originado no nome dum governador chamado Kassim ou Kassen. O nome de Santiago nesta cidade tem origem na antiga Ordem Militar de Santiago.
Santiago do Chile (em castelhano Santiago de Chile), mais conhecida por Santiago, é a capital e a maior cidade do Chile.
Santiago do Escoural, também conhecida por Escoural, é uma vila do concelho de Montemor-o-Novo, no Alto Alentejo, Portugal.
Santiago do Iguape é uma vila de pescadores e agricultores quilombolas, no município de Cachoeira, no estado da Bahia, no Brasil.
Santiago dos Velhos, ou São Tiago dos Velhos, é uma freguesia do concelho de Arruda dos Vinhos, na Estremadura, Portugal.
Santiago Maior é uma freguesia do concelho de Santa Cruz, na ilha de Santiago, República de Cabo Verde.
Santiago Maior foi uma freguesia do concelho de Beja, no Baixo Alentejo, Portugal.
Santiago Maior de Travanca é o antigo nome de Travanca do Mondego, uma aldeia do concelho de Penacova, na Beira Litoral, Portugal.
Santiago Matatlán é uma povoação situada nos vales centrais do estado de Oaxaca, no México. Matatlán é uma palavra da língua náuatle que se pode traduzir por "lugar perto de redes".
Santiago Texacuangos é uma cidade e município do departamento de San Salvador, na República de El Salvador. Texacuangos é uma palavra da língua náuatle que se pode traduzir por "vale de altas pedras" ou "lugar amuralhado".
São Tiago é uma cidade e município no estado de Minas Gerais, no Brasil. É conhecida como "Terra do Café com Biscoito".
San Felipe y Santiago de Montevideo é o nome original da cidade de Montevideu, a capital e maior cidade do Uruguai.
Ilha de Santiago, ou Ilha de São Tiago, Ilha de Sant'Iago ou Santiago de Cabo Verde, é a maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, pertencente ao grupo do Sotavento, a sul. Nesta ilha localiza-se a Cidade da Praia, capital da República de Cabo Verde.
Ribeira Grande de Santiago, mais conhecida por Cidade Velha (em crioulo cabo verdiano Sidadi), localiza-se na ilha de Santiago e foi a primeira capital do arquipélago de Cabo Verde, no período colonial. Faz parte da lista da UNESCO do Património Mundial.
Rio Santiago é um rio dos territórios amazónicos do Equador e Peru, um dos principais afluentes do rio Marañón, na bacia do rio Amazonas.

Na imagem de topo, a bandeira moderna de Santiago de Compostela.

No comments: