23 June 2015

Breizh | Bretagne | Bretanha


A Bretanha é uma nação histórica, território cultural e região administrativa na República Francesa, constituindo geograficamente uma península entre o Canal da Mancha e o Golfo da Biscaia. O seu nome é em bretão Breizh, em galo Bertaèyn, em francês Bretagne e em inglês Brittany.
A partir do século V os celtas britanos (britões ou bretões; em bretão brezhoned; em francês bretons; em latim britanni), emigraram da Britânia (em latim Britannia), ou seja da ilha da Grã-Bretanha (em latim Britannia Maior; em bretão Breizh-Veur), para a Armórica, ou seja a Bretanha continental (em latim Armorica, Britannia Minor ou Britannia Armorica).
A Armórica (em bretão Arvorig; em francês Armorique) é o nome dado na Antiguidade à região da Gália que incluía a península da Bretanha e os territórios adjacentes.
A Marca da Bretanha (em bretão Marz Breizh; em francês Marche de Bretagne) foi uma região fronteiriça tampão entre a Bretanha e o império franco de Carlos Magno, entre os séculos VIII e IX.
O Reino da Bretanha (em bretão Rouantelezh Breizh; em francês Royaume de Bretagne) foi um estado-vassalo dos francos no século IX.
O Reino da Bretanha foi sucedido pelo Ducado da Bretanha (em bretão Dugelezh Breizh; em galo Duchë de Bertaèyn; em francês Duché de Bretagne), o qual foi um estado independente entre os séculos IX e XVI, sob influência de França e por vezes também de Inglaterra.
Após a morte em 1514 de Ana da Bretanha (em bretão Anna Breizh; em francês Anne de Bretagne), duquesa da Bretanha e rainha consorte de França, o processo político conduz à união da Bretanha com a coroa de França em 1532. A anexação torna-se efetiva em 1547 quando o ducado e o reino são encabeçados por Henrique II de França. A Província da Bretanha (em francês Province de Bretagne) foi estabelecida no seio do Reino de França.
Após a Revolução Francesa, em 1789, a Bretanha foi dividida nos departamentos de Côtes-du-Nord (depois Côtes-d'Armor; em bretão antes Aodoù-an-Hanternoz, depois Aodoù-an-Arvor), Finistère (em bretão Penn-ar-Bed), Ille-et-Vilaine (em bretão Il-ha-Gwilen), Loire-Inférieure (depois Loire-Atlantique; em bretão antes Liger-Izelañ, depois Liger-Atlantel) e Morbihan (em bretão Mor-Bihan).
Em 1941 foi criada a Região de Rennes (em francês Région de Rennes), no território da Bretanha histórica mas sem o departamento Loire-Inférieure (depois Loire-Atlantique). Esta região foi dissolvida após a guerra.
Em 1956 foi criada a Região da Bretanha (em bretão Rannvro Breizh; em francês Région Bretagne, também conhecida como Bretagne administrative), com os mesmos limites da anterior Região de Rennes, ou seja sem o departamento de Loire-Inférieure / Loire-Atlantique, o qual foi separado da Bretanha e integrado na região do Pays de la Loire (em bretão Broioù al Liger), contra a vontade das populações e das instituições locais.
A capital e maior cidade da Bretanha administrativa é Rennes (em bretão Roazhon; em galo Resnn). A capital e maior cidade da Bretanha histórica é Nantes (em bretão Naoned; em galo Naunnt).
Nantes é a capital do departamento de Loire-Atlantique e da região administrativa do Pays de la Loire e é a maior cidade do Grand Ouest français (em bretão Kornôg Bro-C'hall).
As línguas faladas na Bretanha são o bretão, o galo e o francês. O bretão, mais falado a oeste, pertence ao ramo britónico das línguas célticas. O galo, falado mais a este, é uma das línguas de oïl (galo-românicas), tal como o francês.
A Alta Bretanha (em galo Haùtt-Bertaèyn; em bretão Breizh-Uhel; em francês Haute-Bretagne). O galo é a língua própria da região, embora minoritária.
A Baixa Bretanha (em bretão Breizh-Izel; em francês Basse-Bretagne, também chamada Bretagne bretonnante) é a zona ocidental da Bretanha, onde a língua bretã mantem mais vitalidade.

A Bretanha, na Europa continental, não deve ser confundida com a ilha da Grã-Bretanha, com as Ilhas Britânicas ou com a Britânia ou Britannia romana.

Outra Bretanha
A Bretanha era uma antiga freguesia do concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, Portugal. A partir de 2002 foi dividida pelas freguesias da Ajuda da Bretanha, Pilar da Bretanha e Remédios.

No comments: